quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O SAPO DAS TRÊS PATAS

HISTÓRIA O SAPO OU RÃ DE 3 PERNAS NO FENG SHUI - Chan Chu

Conta a lenda que uma vez uma criança estava a brincar numa poça de água quando viu uma rã, atirou uma pedra a esta. A rã escondeu-se debaixo da água e não saiu mais. A criança, arrependida, ia todos os dias a esse lugar para lhe dar comida, mas ela nunca aparecia. Com o tempo o menino foi crescendo, mas continuou a ir lá alimentar a rã. Um dia a rã saiu e ele pode ver que ela só tinha três pés. Devido ao golpe que ele lhe deu com a pedra a rã tinha perdido um pé. O menino, agora um homem, pediu-lhe perdão e retirou-se entristecido. Passado um tempo o camponês teve um filho que adoeceu e ele não tinha dinheiro para comprar os remédios que precisava. Um dia, já com o filho agonizando, ouviu a rã croando e viu-a entrar no mesmo recinto em que todos estavam a aguardar pelo pior. Para sua surpresa, ela trazia uma moeda de ouro na boca e deu ao homem para comprar os remédios. Assim o filho salvou-se e desde aquele dia a família do menino criou a tradição de Chan Chu em homenagem à rã que os ajudou.
É normalmente retratado como um sapo-boi, com olhos vermelhos e narinas flamejantes, levando uma moeda na boca e sentado em uma pilha de moedas chinesas, barras de ouro ou em um Baguá. Dos cantos de sua boca sai um cordão com moedas que passa por seus ombros. A boca mantém-se aberta o suficiente para introdução e retirada de uma moeda, geralmente difere das demais por ser cunhada com imagens de dragões ou pássaros ao invés de símbolos escritos. No topo de sua cabeça é encontrado o símbolo do TAO o Yin e o Yang. Nas suas costas geralmente encontram-se sete pedras conetadas por um linha representando a constelação de ursa menor. No final de suas costas encontra-se uma única perna virada para a esquerda.

Segundo a sabedoria do Feng Shui, acredita-se que ele tenha o poder de afastar o mal, proteger a riqueza e aumentar a renda. Segundo a tradição deve ser colocado perto da porta, mas de forma que ninguém a possa tirar e que ela possa ir buscar dinheiro para casa e deve estar na posição a entrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário